"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre."

Waldemar Valle Martins............................................................................................................................................................

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Le Nègre Marron = liberdade




Le Nègre Marron é uma estátua criada pelo escultor haitiano Albert Mangones Architech em 1968. Está localiza na capital Porto Príncipe, na praça “Os campos de março”. O escravo da escultura tem um facão na mão direita, e uma cabaça próxima a boca na outra mão, que era utilizada como um instrumento de som  para reunir as pessoas. A obra de arte representa a liberdade e a independência do povo haitiano.

Fortaleza ou paraíso?



 
A Citadelle Henri Christophe, nome oficial da Citadelle Laferrière, é uma fortaleza que foi construída por Henri Christophe no século XIX, quando o país se tornou independente da França, com o objetivo de proteger o país recém liberto da antiga metrópole. Sua construção demorou mais de uma década (1805-1820) e necessitou do trabalho de mais de 20.000 homens. O forte conta com mais de 350 canhões e paredes com mais de 130 metros de altura. Atualmente é muito procurado por turista, se tornando um ícone para o Haiti.






Animal-símbolo

       O surucuá-dominicano( nome cientifico Priotelus roseigaster), conhecido como Caleçon Rouge”, é um pássaro que tem origem da ilha de São Domingos e por isso é o animal símbolo do  Haiti.

Fonte: http://www.girafamania.com.br/americano/haiti.html

Lema



O lema do Haiti é  “L’UNION FAIT LA FORCE”, que significa: A união faz a força e aparece no Escudo do Brasão de Armas.

Palácio de Sans Souci


O Palácio de Sans Souci, que está situado ao norte do país na cidade de Milot, foi à residência do rei D. Henrique I ou Henri Christophe, como era conhecido. A construção do Palácio teve inicio em 1810e  foi concluída três anos depois, em 1813. Sans Souci é uma palavra francesa que significa “sem preocupação”, esse nome foi dado, pois está localizado próximo a Citadelle Laferrière. Em 1942, parte do Palácio foi destruída por um terremoto.


sábado, 21 de maio de 2011

Bandeira do Haiti



            No processo de independência do Haiti, os haitianos sentiram a necessidade de criar a sua própria bandeira. Em 1803, ocorreu um congresso em Arcahaie, cidade próxima a Porto Príncipe, onde criaram a primeira bandeira haitiana. A bandeira foi inspirada na bandeira tricolor francesa, a parte branca foi tirada e a vermelha e azul ficaram juntas, o que passou a significar a união do povo negro ( a cor azul) com o povo mulato ( a cor vermelha). Em 1804, as cores azul e vermelha foram mudadas para a horizontal. Em 1806, foi acrescentado a bandeira um quadrado branco, que significa a tampa da liberdade, e em cima de o Escudo do Brasão de Armas.
Bandeira da França
Primeira Bandeira do Haiti


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/haiti/bandeira-do-haiti.php,
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.defend.ht/history/articles/events/1007-history-of-the-haitian-flag,
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.vodou.org/colors_of_the_flags.htm.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coiotes do Haiti

A família haitiana foi enganada por coiotes que levaram o garoto para o Brasil.
O menino foi encontrado numa estação de metrô em São Paulo. Durante oito anos ele ficou separado da família.
Em 2003, a haitiana Dieula Goin ficou viúva. Sem ter como sustentar a família, imigrou para a Guiana Francesa. Casou de novo, melhorou de vida e contratou uma pessoa para buscar os dois filhos que tinham ficado no Haiti. Sem saber, Dieula estava caindo em uma rede internacional de extorsão e tráfico de pessoas.
Tudo começou quando o menino foi buscado em casa, no vilarejo de Fundo dos Negros, no interior do Haiti. No dia 1º de dezembro de 2009, embarcou em Porto Principe, a capital haitiana, num vôo da Copa Air Lines. Três adultos estavam com ele: Jean Paul Samuel Myrtill, Jean Pierre Sainvil e Sandra Lorthe. Eles fizeram conexão Panamá e seguiram para Lima, no Peru. No dia 15 de dezembro, já estavam na Argentina.
O fim da meada que permitiu esclarecer a ação da quadrilha foi encontrado no metrô de São Paulo. No dia 21 de dezembro de 2009, um garoto estrangeiro, na época com 11 anos, foi visto zanzando na Estação Corinthians-Itaquera, na Zona-Leste da cidade. O agente de segurança interrogou o menino, porem ele não falava nada. O segurança chamou um interprete, mas a criança não falou muito.
O garoto foi recolhido a um abrigo. Uma semana depois, durante uma inspeção de rotina, o juiz Paulo Fadigas perguntou quem era aquele menino que não falava português. No inicio, todo mundo pensava que era um caso de desaparecimento, mas aos poucos, os sinais de que havia algo errado começaram a aparecer. O menino ficava nervoso ao entrar em um carro e se recusava a comer sem que alguém provasse a comida antes.
Foi encontrado na mochila da criança o passaporte da haitiana Mirlande Stinvill. Quando o garoto contou que a mulher não estava sozinha e que outras pessoas viajavam com ele pela America Latina, a Policia Federal e a Interpol passaram a investigar o caso. O haitiano Smith Moise foi procurar o juiz. Ele tentou reaver o menino, dizendo que Mirlande era a tia dele, O que não era verdade.
O delegado responsável pelo caso pediu a prisão dos envolvidos, mas o pedido foi negado porque não havia provas o suficiente. O juiz mandou reforçar a segurança do garoto. A investigação rastreou os passos do que seria uma quadrilha de coiotes, os traficantes de pessoas.
Entre 2009 e 2010, outras 50 crianças haitianas entraram no Brasil, passando pelos guichês de imigração dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo; de Confins, em Minas; do Galeão, no Rio; e de Manaus sem que ninguém fosse barrado. Dessas 50 crianças, 30 são meninas. Todas têm registro de entrada no Brasil, mas não têm registro de saída.
O consulado brasileiro na Guiana Francesa recebe freqüentes pedidos de visto para que haitianos possam cruzar o Brasil e buscar seus filhos em outros países da America Latina, como a Bolívia

Terremoto

No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter atingiu o país. Diversos edifícios desabaram e milhares de pessoas ficaram desabrigadas e feridas, alem de algumas mortes.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu á cerca de 10 quilômetros de profundidade, a 22 quilômetros de Porto Príncipe. Esse primeiro terremoto antecedeu outros dois de 5.9 e 5.5. Esse fato promoveu destruição da metade dos edifícios, 250 mil pessoas foram feridas, 1.5 milhões de habitantes ficaram desabrigados e mais de 200 mil pessoas chegaram ao óbito.
Uma semana após o terremoto foram confirmadas 21 mortes de brasileiros, sendo 18 militares e 3 civis.
O terremoto agravou a situação social do país. Pessoas estão morando nas ruas.
No dia 20 de janeiro aconteceu outro terremoto a pouco menos de 60 quilômetros de Porto Príncipe.
No país água potável, alimentos e medicamentos não estão suprindo as necessidades de todas as pessoas. A ONU mandou tropas e equipes de busca e resgate. 1,2 bilhões foram destinados na ajuda no Haiti.

Dados Econômicos


PIB: US$ 11.18 bilhões(2010).
PIB per capita: $1200(2010).
População abaixo do nível da pobreza: 80%(2003).
Taxa de inflação: 4.6%(2010).
Investimento fixo bruto: 28.9% of GDP(2008).
Taxa de crescimento da produção industrial: -8%(2010).
Eletricidade – consumo: 665 milhões kWh (2010).
Exportações: $559 milhões (2010).
Importações: $ 2,446 bilhões(2010).
Dívida externa: $494 milhões(2010)
Força de trabalho: 3.7 milhões(2005).
Moeda: gourde.
Principais atividades econômicas: agricultura(açúcar, banana, manga, legumes e milho).
Fonte :HTTP://www.google.com/xhtml?q=economia%20do%20haiti&client=ms-opera_mb_n0&channel=bh
http://www.indexmundi.com/pt/haiti/economia_perfil.html

terça-feira, 17 de maio de 2011

Dados Gerais.

Nome Oficial: República do Haiti.
Capital: Porto Príncipe.
Maiores cidades: Porto Príncipe, Jacmel, Gonaïves e Cap Haïtien.
Unidade monetária: Gourde.
Língua oficial: Francês e crioulo.
Organização do Estado: República presidencialista.
Presidente:
Michel Martelly.
Primeiro Ministro: Jean-Max Bellerive.

Área: 27.750 Km2.
Clima: Tropical.
Composição da população: afro-americanos e euroamericanos(96%), europeus meridionais(3%) e outros (1%).
Idioma: Frances e crioulo(oficiais).
Religião: cristianismo(95,3%), outros(3%) e sem religião(1,7%).

 

Onde se localiza o Haiti?


O Haiti ocupa a porção oeste da ilha de São Domingues, ou Hispaniola que se localiza no arquipélago das Grandes Antilhas, a porção leste pertence à República Dominicana. É banhado pelo Oceano Atlântico, ao norte, e pelo mar do Caribe, ao sul e oeste. Ocupa um terço da ilha com a superfície de 27.700 km2.
Fonte: http://www2.mre.gov.br/dcc/haiti.htm,
http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/asmaravilhas/1737-o-haiti-geografia-economia-e-cultura.html.