Símbolo da miséria no Haiti, biscoito de terra faz sucesso entre quem não passa fome.
Os biscoitos de terra são muito comuns no interior do Haiti, mas podem ser encontrados em algumas feiras e mercados a céu aberto de Porto Príncipe. A receita é simples: terra, água, sal e manteiga. Tirose conta que é no interior que está a terra utilizada na receita dos biscoitos, uma espécie de argila branca. A mistura é feita em grandes bacias de plástico ou metal. Depois, pequenos discos são feitos e colocados para secar sob o sol.
As vendedoras garantem: além de ser “nutritivo”, os biscoitos têm propriedades medicinais. Os biscoitos têm uma textura sólida e quebradiça, semelhante a blocos de terra ressecados durante uma estiagem. “Não pode ser feito com qualquer terra. Tem um tipo que é específico para isso. E que só tem aqui no Haiti”, conta a vendedora que montou seu tabuleiro em frente a um quartel da Polícia Nacional do Haiti (PNH), na favela de Cité Soleil, uma das mais perigosas do país.
Se o hábito de comer os biscoitos de terra está relacionado à pobreza haitiana, há controvérsias, mas o fato é que eles são relativamente acessíveis à população pobre do país. O pequeno, com o diâmetro de uma bolacha recheada, custa 1 gourde, o equivalente a R$ 0,05. O maior, do tamanho de uma pizza "brotinho", custa cinco gourdes, ou R$ 0,25. A renda média do haitiano é de 80 gourdes por dia.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/12/19/biscoitos-de-terra-iguaria-faz-sucesso-ate-entre-quem-nao-passa-fome-no-haiti.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário