"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre."

Waldemar Valle Martins............................................................................................................................................................

sábado, 4 de junho de 2011

Algumas curiosidades.


Nas Grandes Antilhas, o país está localizado na América Central insular, a oeste da ilha La Hispaniola. O Haiti possui o pior índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Américas, no mundo, está à frente somente dos mais pobres países africanos.
Em 2006, a população haitiana era de 8,6 milhões, sendo 96 % composta por negros e mestiços. O país começou a ser colonizado por espanhóis, a partir de 1697, dominado pelos franceses.
Os franceses implantaram a cana-de-açúcar e a escravidão com africanos. O Haiti é independente desde 1804, sofreu invasões da Espanha e dos EUA em 1915 e em 1934.
Mais da metade da população é analfabeta, sendo a expectativa de vida de 51 anos. A renda per capita do país é menor do que a comunidade da Rocinha, bairro popular da cidade do Rio de Janeiro.
O relevo é montanhoso, o país possui duas planícies montanhosas ao redor do Golfo de Gonaives. O sul do Haiti é montanhoso, sendo o ponto mais alto do país, conhecido como Pico La Selle. Todo o território é formado por montanhas escarpadas e pequenas planícies costeiras e vales fluviais.
Entre os rios, destacam-se o Artibonite. O clima é tropical, com temperatura média de 27 °C. O idioma oficial do Haiti é o francês e o créole. Há grande escassez de mão-de-obra qualificada, alta taxa de desemprego e incidência de informalidade.
A religião do estado é o catolicismo, a padroeira do Haiti é a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, há também as práticas de vodu e uma minoria protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário