"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre."

Waldemar Valle Martins............................................................................................................................................................

sábado, 4 de junho de 2011

Pressão externa (ONU e EUA)


        Em 1990, as eleições livres deram ao padre esquerdista Jean-Bertrand Aristide o poder presidencial. No entanto, logo depois o padre foi deposto por um golpe militar liderado pelo general Raul Cedras, dando retorno à ditadura. A Organização dos Estados Americanos, a ONU e o EUA advertiram o pais com sanções econômicas a fim de forçar os militares a devolverem o pode ao padre. Além disso, o grande contingente de haitianos que buscavam se refugiar nos Estados Unidos fez com que esse país pressionasse o governo haitiano pela volta de Aristide. A junta militar haitiana deu posse a um civil, mas mesmo assim os EUA não se satisfizeram e, em julho de 1994, a ONU permitiu que os EUA interferissem militarmente no Haiti. O país conseguiu dar o poder a Aristide, em setembro. Apesar de o Haiti ter vivido um período mais democrático até 2000, a economia destroçada não permitiu um grande avanço no país.
          Em 2003, Aristide promoveu eleições presidenciais, vencendo-as. Em 2004, foi expulso do país por forças armadas. A ONU então enviou uma missão de paz, conseguindo impedir a subida de milícias ao poder. Até 2006, o chefe do Judiciário, Alexandre Boniface governou como presidente. Países como a França e o Canadá enviaram tropas para garantir a transição política no Haiti. Em 2006, houve eleições diretas para presidente, vencendo René Préval. Em 2004, a ONU havia criado, pelo  Conselho de Segurança, a Força Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), comandada pelo Brasil, com o objetivo de manter a paz, eliminar milícias. A ONU continuaria interferindo no país até a eleição de um novo presidente, mas até hoje isso acontece, já que a segurança no Haiti é muito instável.
          No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7 na Escala Richter atingiu o Haiti, próximo da capital Porto Príncipe. Após este acontecimento, o Haiti aprofundou ainda mais a sua situação de miséria e decadência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário