"O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre."

Waldemar Valle Martins............................................................................................................................................................

sábado, 4 de junho de 2011

Crise política

          Em 1950, Raoul Magloire destitui o presidente Dumarsais Estimé do poder, por meio de um golpe militar. Ele implanta uma nova constituição que, pela primeira vez, dá direito de voto direto ao povo para eleição do presidente. Ocorre que ele decidiu se manter no poder, apoiado pelo Exército, o que gerou revolta popular violenta. Com a renúncia de Magloire, o Haiti teve em menos de 10 meses um total de 7 presidentes, o que mostra a instabilidade política que tomava conta do país.
           O período em que François Duvalier, o Papa Doc, esteve no poder presidencial, foi um dos mais sanguinários da história do Haiti. Apoiado inicialmente pela população ao comprometer-se a lutar contra a malária, visto que era médico, desenvolveu uma forte ditadura, perseguidora de opositores e da Igreja Católica, a partir de 1957. Com o apoio de sua guarda pessoal, a tontons macoutes ou bichos-papões, se fez presidente vitalício, em 1964. Quando da sua morte, em 1971, o povo haitiano teve esperança de mais liberdade, mas seu filho Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, de apenas 19 anos, deu continuidade ao regime sangrento e opressor por mais 15 anos. A população estava tão insatisfeita com seu governo que, em 1986, o político, instruído em boas escolas, decidiu abandonar o país. É a partir desse momento que os países desenvolvidos se despreocupam totalmente em relação ao Haiti, que conhece então um dos piores períodos de sua historia, o da pobreza profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário